Moisés: Um homem que "dava nas vistas"

Cultos de Sábado  •  Sermon  •  Submitted
0 ratings
· 28 views

Moisés falava com Deus face a face

Notes
Transcript

Introdução

Há muita gente que gosta de dar nas vistas, e para isso, aposta na ostentação. Compram grandes carros, grandes casas, vestuários caros e adornos. Alguns não tendo essa possibilidade tentam conseguir isso através da exibição nas conversas.
A Bíblia apresenta Moisés como sendo um homem que dava nas vistas, mas por um motivo diferente. Hoje vamos ver um episódio da sua vida para vermos como chegar ao nível de Moisés.
Deuteronômio 34.10 RA
Nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, com quem o Senhor houvesse tratado face a face,
É curioso que na tradição judaica Moisés é chamado de PROFETA enquanto que Daniel não. Moisés é considerado o maior de todos os PROFETAS.
Um profeta é um PORTA-VOZ de Deus.
Em Êxodo 7:1 encontramos um texto que para muitos é confuso e não entendem o seu sentido. Mas esse texto mostra bem a posição que Moiés ocupado em Israel e o tipo de ligação que ele tinha com Deus.
Êxodo 7.1 RA
Então, disse o Senhor a Moisés: Vê que te constituí como Deus sobre Faraó, e Arão, teu irmão, será teu profeta.
A palavra Elohim traduzida aqui como Deus podia ser traduzida com juiz, um emissário. Moisés não tinha atributo divino, mas era o REPRESENTANTE de Deus. Arão seria o seu PORTA-VOZ, seu intérprete.
A presença dele junto de Faraó era como se fosse a presença do próprio Deus.

Como Ele chegou a esse nível?

Êxodo 2.1–3 RA
Foi-se um homem da casa de Levi e casou com uma descendente de Levi. E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que era formoso, escondeu-o por três meses. Não podendo, porém, escondê-lo por mais tempo, tomou um cesto de junco, calafetou-o com betume e piche e, pondo nele o menino, largou-o no carriçal à beira do rio.
Moisés naceu numa época difícil. Foi alguém que, aos olhos humanos, não deveria estar vivo. Muitos dirão: teve sorte. Deus tinha um plano para Ele.
Era filho de pessoas simples, porém, consagradas a Deus. A sua mãe era devota. Toda a sua família tinha o temor de Deus. Ele foi educado desta maneira.
Nem tudo foi glória na vida de Moisés. Ele matou um egípcio e manchou o seu caráter.
Êxodo 2.11–12 RA
Naqueles dias, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos e viu os seus labores penosos; e viu que certo egípcio espancava um hebreu, um do seu povo. Olhou de um e de outro lado, e, vendo que não havia ali ninguém, matou o egípcio, e o escondeu na areia.
Ele tentou dar lição a seus irmãos hebreus, mas não tinha autoridade para isso.
Êxodo 2.13–14 RA
Saiu no dia seguinte, e eis que dois hebreus estavam brigando; e disse ao culpado: Por que espancas o teu próximo? O qual respondeu: Quem te pôs por príncipe e juiz sobre nós? Pensas matar-me, como mataste o egípcio? Temeu, pois, Moisés e disse: Com certeza o descobriram.
Foi em Midiã que Moisés teve a oportunidade de melhorar a sua relação com Deus. Ele tornou-se pastor de ovelhas. Desceu da sua posição de filho da filha de Faraó para o carga mais menosprezado pelos egípcios.
Gênesis 46.32–34 RA
Os homens são pastores, são homens de gado, e trouxeram consigo o seu rebanho, e o seu gado, e tudo o que têm. Quando, pois, Faraó vos chamar e disser: Qual é o vosso trabalho? Respondereis: Teus servos foram homens de gado desde a mocidade até agora, tanto nós como nossos pais; para que habiteis na terra de Gósen, porque todo pastor de rebanho é abominação para os egípcios.
Foi a apascentar as ovelhas de seu sogro Jetro que Moisés teve o seu encontro com Deus.
Êxodo 3.1–5 RA
Apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Midiã; e, levando o rebanho para o lado ocidental do deserto, chegou ao monte de Deus, a Horebe. Apareceu-lhe o Anjo do Senhor numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia. Então, disse consigo mesmo: Irei para lá e verei essa grande maravilha; por que a sarça não se queima? Vendo o Senhor que ele se voltava para ver, Deus, do meio da sarça, o chamou e disse: Moisés! Moisés! Ele respondeu: Eis-me aqui! Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa.
A partir desse encontro, Moisés nunca mais foi o mesmo.
Muitos procuram a santificação por meio das obras, pensam que por fazer isto ou aquilo são mais santos, ou por não fazerem determinadas coisas são pessoas melhores. A santificação tem a ver com a presença de Deus na vida do homem. Tudo começa com um encontro. É preciso buscar esse encontro com Deus.
Muitos nasceram na igreja e têm já uma rotina de igreja. Mas não conseguem identificar esse encontro num determinado momento. Não significa isto que não o tiveram, mas se sentem que ainda não tiveram esse encontro devem procurá-lo.

Um Deus presente

Deus quer ser encontrado.
Em Êxodo 33 encontramos um episódio que nos fala um pouco mais sobre Moisés.
Êxodo 33.1–5 RA
Disse o Senhor a Moisés: Vai, sobe daqui, tu e o povo que tiraste da terra do Egito, para a terra a respeito da qual jurei a Abraão, a Isaque e a Jacó, dizendo: à tua descendência a darei. Enviarei o Anjo adiante de ti; lançarei fora os cananeus, os amorreus, os heteus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus. Sobe para uma terra que mana leite e mel; eu não subirei no meio de ti, porque és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no caminho. Ouvindo o povo estas más notícias, pôs-se a prantear, e nenhum deles vestiu seus atavios. Porquanto o Senhor tinha dito a Moisés: Dize aos filhos de Israel: És povo de dura cerviz; se por um momento eu subir no meio de ti, te consumirei; tira, pois, de ti os atavios, para que eu saiba o que te hei de fazer.
Deus queria levar o povo do Egito para Canãa, mas não podia estar com eles pessoalmente porque seria a causa da destruição deles.
Deus é um Deus santo e não pode conviver com o pecado.
Mas Ele envia um anjo para acompanhar o povo.
Existe alguma coisa na tua vida que impeça a Deus de estar mais presente na tua vida?
Moisés ficou perturbado com o facto de Deus não ir com o povo, mas sim o seu anjo. O que faz ele? Ele vai consultar a Deus.
Êxodo 33.7–11 RA
Ora, Moisés costumava tomar a tenda e armá-la para si, fora, bem longe do arraial; e lhe chamava a tenda da congregação. Todo aquele que buscava ao Senhor saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial. Quando Moisés saía para a tenda, fora, todo o povo se erguia, cada um em pé à porta da sua tenda, e olhavam pelas costas, até entrar ele na tenda. Uma vez dentro Moisés da tenda, descia a coluna de nuvem e punha-se à porta da tenda; e o Senhor falava com Moisés. Todo o povo via a coluna de nuvem que se detinha à porta da tenda; todo o povo se levantava, e cada um, à porta da sua tenda, adorava ao Senhor. Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda.
Este tenda não é o tabernáculo, é a tenda de encontro que ficava fora do arraial. Moisés costumava ir diariamente a Deus para buscar orientação. Deus se manifestava de forma extraordinária a Moisés.
Uma coluna de nuvem aparecia e Deus então falava com Moiés.
O povo ficava à porta para ver Moisés. A relação dele com Deus era única que ele náo passava despercebido.
Queres ter essa relação com Deus? O que falta para que outros possam olhar para ti e admirar a tua relação com Deus? A nossa vida é o maior testemunho que podemos dar a favor de Deus.
Êxodo 33.11 RA
Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala a seu amigo; então, voltava Moisés para o arraial, porém o moço Josué, seu servidor, filho de Num, não se apartava da tenda.

Os pedidos de Moisés

Mostra-me os teus caminhos

Êxodo 33.13 RA
Agora, pois, se achei graça aos teus olhos, rogo-te que me faças saber neste momento o teu caminho, para que eu te conheça e ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo.
Moisés queria saber por onde andar e como andar. Ele tinha aprendido a buscar e a depender de Deus.

Mostra-me a tua glória

Êxodo 33.18 RA
Então, ele disse: Rogo-te que me mostres a tua glória.
Moisés queria ver a glória de Deus
Deus não podia ser visto por seres humanos. A Sua glória era demasiada para um ser pecador.
Deus mostra-lhe a Sua bondade, o Seu caráter. Deus tapou-lhe os olhos e passau e Moisés viu-O de costas e disse:
Êxodo 34.6–8 RA
E, passando o Senhor por diante dele, clamou: Senhor, Senhor Deus compassivo, clemente e longânimo e grande em misericórdia e fidelidade; que guarda a misericórdia em mil gerações, que perdoa a iniquidade, a transgressão e o pecado, ainda que não inocenta o culpado, e visita a iniquidade dos pais nos filhos e nos filhos dos filhos, até à terceira e quarta geração! E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou;
Aquilo que precisamos de ver é o caráter de Deus. Muitos estudam a Bíblia para satisfação de curiosidades, para ver temas doutrinários e ganhar um debate. A Bíblia é a revelação de Deus. É nela que encontramos mais sobre o caráter de Deus.

Concluão

Moisés começou do nada. Ameaçado de morte, foi resgatado das águas por Deus.
Teve muitas oportunidades, mas desperdiçou-as por impulso. Acabou por ir parar num lugar humilde e a falar um dos trabalhos mais indignos aos olhos dos egípcios
Graças ao encontro que teve com Deus, a sua vida mudou drasticamente. De um sanguinário, passamos a ter o homem mais manso da terra.
Tounou-se o emissário de Deus, o maior de todos os profetas.
Tinha um contacto diário com Deus e isso explicou a sucesso na liderança e na sua espiritualidade.
Apelo
Queres ser um homem e uma mulher de sucesso?
Queres dar nas vistas como Moisés?
Então procura ter este encontro com Deus. Busca-O diariamente porque Ele quer ser encontrado. Ele está de braços abertos.
Related Media
See more
Related Sermons
See more